O compromisso com qualidade e processos é a melhor opção, mas e se alguma coisa der errado?
Pensei muito antes de escrever sobre esse assunto, porque vidas foram perdidas e também não escrevo para achar culpados ou acusar, mas sim para explicar do risco inerente e do papel do corretor de seguros. A Cervejaria Backer que fabrica a Belorizontina e outros mais de 20 rótulos, é a maior cervejaria artesanal do Brasil e tem estrutura e condições de assumir as responsabilidades e oferecer soluções (caso não possua seguro). Mas se fosse uma cervejaria artesanal de menor porte? Ou até uma empresa que fornece marmitas? O Seguro de Responsabilidade Civil é fundamental em situações como essas.
O Seguro de Responsabilidade Civil tem por finalidade garantir a indenização ao segurado por danos, não intencionais, corporais e/ou materiais causados a terceiros. Seu principal objetivo é garantir segurança e tranquilidade financeira ao segurado frente a imprevistos que envolvam outras pessoas.
Já parou para pensar quantas vidas você pode ajudar ao vender o Seguro de Responsabilidade Civil? Essa é a função social do seguro, garantir segurança e tranquilidade financeira ao segurado frente a imprevistos que envolvam outras pessoas. Existem inúmeros pequenos negócios que estão a mercê desse risco sem imaginar que exista esse tipo de cobertura e cabe a você, corretor, auxiliar nesse caso. Mas nem somente para empresas esse seguro é válido.
Ele pode ser contratado tanto individualmente quanto como uma cobertura adicional para outros tipos de seguro, como o Seguro Residencial, por exemplo. No caso do Seguro Residencial, é possível contratar adicionalmente os seguros de Responsabilidade Civil: Familiar, Danos Morais, Prática de Esportes e Empregados Domésticos. Abaixo daremos exemplos de situações reais que podem acontecer em nosso dia a dia:
- Responsabilidade Civil Familiar: Quando seu cão ataca um vizinho, ao se responsabilizar pelo tratamento dos ferimentos feitos pelo seu animal, você terá direito ao reembolso de todas as despesas médicas.
- Responsabilidade Civil Danos Morais: Um vaso de plantas cai da sua janela e acerta uma pessoa. A pessoa pode entrar na Justiça com um processo por danos morais. Neste caso, o seguro cobrirá todas as despesas financeiras.
- Responsabilidade Civil Prática de Esportes: Se por acaso você ou alguém da sua família que more na sua residência lesionar outra pessoa ou causar danos materiais a terceiros durante a prática de alguma atividade esportiva, relacionada nas condições gerais contratadas, este seguro pode ser acionado.
- Responsabilidade Civil Empregados Domésticos: É o seguro que garante indenização para empregado doméstico ou babá em caso de morte ou invalidez permanente decorrente de acidente sofrido pelos no desempenho de suas funções.
Mais do que a segurança financeira, o seguro garante que todos aqueles que são importantes para nós, assim como aquilo que conquistamos com muito trabalho e dedicação, estejam protegidos. Além disso, é importante estarmos sempre preparados para prestar a assistência àqueles que sofreram danos corporais e/ou materiais. Infelizmente, nunca saberemos o momento de um acidente ou processo, e se coincidirá com um momento de instabilidade financeira familiar. Logo, estar segurado é de extrema importância. É seu papel conscientizar todos ao seu redor. Boas vendas.