Home Análise & Opinião Seguro de responsabilidade civil, casos como o da cervejaria Backer

Seguro de responsabilidade civil, casos como o da cervejaria Backer

por Douglas Costa

O compromisso com qualidade e processos é a melhor opção, mas e se alguma coisa der errado?

Pensei muito antes de escrever sobre esse assunto, porque vidas foram perdidas e também não escrevo para achar culpados ou acusar, mas sim para explicar do risco inerente e do papel do corretor de seguros. A Cervejaria Backer que fabrica a Belorizontina e outros mais de 20 rótulos, é a maior cervejaria artesanal do Brasil e tem estrutura e condições de assumir as responsabilidades e oferecer soluções (caso não possua seguro). Mas se fosse uma cervejaria artesanal de menor porte? Ou até uma empresa que fornece marmitas? O Seguro de Responsabilidade Civil é fundamental em situações como essas.

O Seguro de Responsabilidade Civil tem por finalidade garantir a indenização ao segurado por danos, não intencionais, corporais e/ou materiais causados a terceiros. Seu principal objetivo é garantir segurança e tranquilidade financeira ao segurado frente a imprevistos que envolvam outras pessoas.

Já parou para pensar quantas vidas você pode ajudar ao vender o Seguro de Responsabilidade Civil? Essa é a função social do seguro, garantir segurança e tranquilidade financeira ao segurado frente a imprevistos que envolvam outras pessoas. Existem inúmeros pequenos negócios que estão a mercê desse risco sem imaginar que exista esse tipo de cobertura e cabe a você, corretor, auxiliar nesse caso. Mas nem somente para empresas esse seguro é válido.

Ele pode ser contratado tanto individualmente quanto como uma cobertura adicional para outros tipos de seguro, como o Seguro Residencial, por exemplo. No caso do Seguro Residencial, é possível contratar adicionalmente os seguros de Responsabilidade Civil: Familiar, Danos Morais, Prática de Esportes e Empregados Domésticos. Abaixo daremos exemplos de situações reais que podem acontecer em nosso dia a dia:

  1. Responsabilidade Civil Familiar: Quando seu cão ataca um vizinho, ao se responsabilizar pelo tratamento dos ferimentos feitos pelo seu animal, você terá direito ao reembolso de todas as despesas médicas.
  2. Responsabilidade Civil Danos Morais: Um vaso de plantas cai da sua janela e acerta uma pessoa. A pessoa pode entrar na Justiça com um processo por danos morais. Neste caso, o seguro cobrirá todas as despesas financeiras.
  3. Responsabilidade Civil Prática de Esportes: Se por acaso você ou alguém da sua família que more na sua residência lesionar outra pessoa ou causar danos materiais a terceiros durante a prática de alguma atividade esportiva, relacionada nas condições gerais contratadas, este seguro pode ser acionado. 
  4. Responsabilidade Civil Empregados Domésticos: É o seguro que garante indenização para empregado doméstico ou babá em caso de morte ou invalidez permanente decorrente de acidente sofrido pelos no desempenho de suas funções. 

Mais do que a segurança financeira, o seguro garante que todos aqueles que são importantes para nós, assim como aquilo que conquistamos com muito trabalho e dedicação, estejam protegidos. Além disso, é importante estarmos sempre preparados para prestar a assistência àqueles que sofreram danos corporais e/ou materiais. Infelizmente, nunca saberemos o momento de um acidente ou processo, e se coincidirá com um momento de instabilidade financeira familiar. Logo, estar segurado é de extrema importância. É seu papel conscientizar todos ao seu redor. Boas vendas.

Você pode gostar também

Deixe um comentário