Home Análise & Opinião O extermínio dos empregos formais pela INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL!

O extermínio dos empregos formais pela INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL!

por Douglas Costa

Ou a revolução das rotinas e relacionamentos?

Quando esse assunto é abordado o imaginário humano nos leva longe, logo pensamos nos carros voadores e na Rose – a robô que fazia serviços domésticos –  de Os Jetsons. Por diversas vezes somos bombardeados por notícias como “10 Empregos que deixarão de existir pela tecnologia” ou “Saiba se você terá emprego no futuro que lhe aguarda”. A tecnologia nos ajuda e interage o dia todo, mas também nos ameaça, e mesmo assim cada vez mais as pessoas tentam melhorar e criar novas ferramentas para automatizar processos que antes eram feitos por humanos. 

Segundo Arthur Igreja, especialista da AAA, plataforma especializada em tecnologia, inovação, disrupção e economia transformadora, o difícil não é prever se alguma profissão deixará de existir, mas sim prever quais vão ficar. O trabalho robotizado irá muito além de tarefas repetitivas, diz Igreja, que também é professor da FGV-RJ. “Hoje, com as redes neurais e a inteligência artificial, mesmo o conhecimento e o processo decisório podem sim serem incorporados por uma máquina”, diz.

A própria Sossego surgiu com o intuito de ser uma corretora 100% digital, imaginando que o trabalho do corretor tradicional fosse acabar. Mas com pouco mais de 2 anos, vimos que o sem a humanização e o relacionamento, não existe a venda. As rotinas maçantes de emissão, cobrança e até de suporte de sinistros e ocorrências podem ser facilmente automatizadas, mas o relacionamento com o seu segurado não. Por isso, aproveite o lado positivo da tecnologia e use no seu dia a dia. Com certeza isso isso fará toda a diferença.

Você pode gostar também

Deixe um comentário