Home Educação Bem vindo 2020! Planejamento para ter Sossego e Crescimento

Bem vindo 2020! Planejamento para ter Sossego e Crescimento

por Douglas Costa
Bem vindo 2020

Não sei exatamente a data em que você está lendo esse artigo, mas ele foi escrito em 1 de Janeiro de 2020 e espero profundamente que você esteja com toda aquela EUFORIA que só um novo ciclo nos proporciona, essa sensação única de que tudo é possível e alguma coisa nos sussurra ao ouvido que “Sim, esse ano vai ser diferente, esse ano é SEU!”.

Incrível, não é? Como uma data muda o jogo, estado de espírito, expectativa e até a nossa perspectiva de como as coisas são e serão, acredito que já escrevi muito para dizer pouco, então vamos para ação?

Como usar toda essa energia

Dia 2 não vai ser igual ao dia 1, a coisa já começa a mudar aos poucos e você percebe, mas como manter aquela energia única? Simples, com um bom PLANO. Não adianta apenas querer, você tem que estruturar de forma objetiva onde você quer chegar e durante esse processo você vai perceber se vai ser ou não possível, aliás, o planejamento vai te ajudar a mostrar se é isso o que você realmente quer. Comece agora pegando um papel e um lápis, sim, um lápis. A caneta você não consegue apagar, e às vezes, no meio do caminho você percebe que não era bem isso o que você queria, e tudo bem, não tem problema mudar, mas, por isso um bom plano faz toda diferença. Com o planejamento adequado, com certeza você já vai estar mais perto do que você precisa ou deseja.

Passo 1

Limite-se a apenas 3 metas! NÃO podem ser muitas, porque vai ser difícil de gerenciar e até priorizar, imagina gerenciar 10 metas para 1 ano apenas? Vai alcançar uma por 1 mês? Essas metas têm que beirar o impossível, como por exemplo, dobrar a sua carteira de apólices até o final do ano, trabalhar apenas 4 dias por semana ou conseguir levar e buscar seus filhos na escola todo dia.

Passo 2

Como isso vai ser feito? Quantifique em números, porque sem números você não vai ter algo físico, palpável e executável, essa parte é a mais difícil, pois se não pode ser quantificado não é meta. Quer ver um exemplo disso? Levar e buscar os filhos na escola (esse é apenas um exemplo) significa que você só vai conseguir chegar na corretora às 9:30 e vai ter que sair às 17:00h e vamos supor que seu horário padrão é das 8:30h às 18:30h, estamos absorvendo 2:30h por dia, que são 12:30h por semana e 55h por mês e no total 632 horas no ano de 2020, ou seja, mais de 70 dias úteis ou mais de 3 meses se considerarmos seu horário de trabalho padrão. Olhando de forma primária, 2:30h são quase nada, mas se aplicarmos no nosso ano vamos percebendo que o pouco faz TODA a diferença. Faça esse exercício de transformar em números para todas as suas metas, se tiver dificuldade, comenta aqui abaixo, que te ajudo com o maior prazer!

Passo 3

Agora que temos um objetivo claro e quantificado, vamos dividir esse objetivo por etapas, mas nunca de forma igual e vou te explicar o por que. Tem um fator físico que se chama inércia, nada mais é que um corpo parado demanda mais energia para iniciar o movimento do que um corpo que já está em movimento ampliar a sua velocidade, não vou me aprofundar nisso, mas colocando em linguagem simples e popular, o começo é sempre mais difícil. Partindo desse princípio, vamos dividir as etapas em 4 níveis;

Planejamento: Se quero dobrar a minha carteira de apólices, eu preciso de 2 coisas, 1 é aumentar o número de clientes e pode ser via indicação, prospecção ou publicidade, 2 pode ser aumentar o portfólio de produto nos clientes já ativos, oferecendo seguros de vida, casa, pet e inclusive seguro para eletrônicos. O COMO isso pode ser feito vamos abordar em um outro momento, mas consegue entender até onde vai o planejamento? E também precisa de números, quantos clientes você precisa que indiquem para você conseguir aumentar o número de apólices em X, ou, quantos clientes ativos você tem abertura para apresentar um novo produto.

Execução: Agenda, sim, você precisa de uma agenda de execução separando cada momento em que você vai atacar uma determinada etapa do planejamento, sem isso, você vai pensar em abordar tudo ao mesmo tempo e não vai conseguir eficácia. Lembre-se, como humanos temos falhas, inconstâncias e certas limitações como o tempo escasso, mas com uma agenda bem organizada para ter o seu dia a dia na ponta do lápis, vai começar a sobrar tempo.

Análise: Planejou e executou? Agora está na hora de ver os resultados, onde mais deu certo e onde menos. Novamente, a sua maior limitação é o TEMPO cada dia a mais de trabalho é um dia a menos no seu ano, por isso, a análise deve ser feita sem paixão e novamente com números. Com certeza alguma estratégia te agradou mais e foi mais gostosa de executar, mas nem sempre é a que resulta em números e tudo bem, não significa que você vai abrir mão dela, apenas vai ter que investir mais tempo no que deu mais resultado e quem sabe ajustar alguma coisa que possa amplificar o resultado da estratégia que mais te agrada.

Ação: Análise = Ajustes ou até quem sabe um novo planejamento, nessa etapa da ação é quando você vai saber o caminho a tomar, se a sua análise mostrou que os resultados não estão apresentando uma curva de crescimento, sinto muito, mas o planejamento não foi feito corretamente. Então volte para o planejamento e comece o processo novamente, tentando é aproveitar alguma coisa do que já foi feito, mas se na sua análise você enxergou que os resultados apresentaram crescimento de uma semana para a outra e você sabe os motivos desse crescimento, corrija o curso e volte para a execução.

Com o passar do tempo você vai perceber que esse processo vai ser cada vez mais leve, rápido e fácil, sabe o que é isso? É que você saiu da inércia!

Passo 4

Enquanto eu escrevia o passo 3 eu me perguntava se existia algo além do passo 3, e sim, existe! Você vai perceber que dependendo das suas metas, elas vão consumir seu tempo cada vez mais e esse é o único bem no mundo que realmente é limitado por pessoa, não se fabrica, não se vende, não se compra e nem se transfere tempo, então, encontre ferramentas e soluções que vão te deixar com mais tempo LIVRE! Pode parecer que escrevi tudo isso para fazer propaganda, mas não é, você que trabalha com seguros (Caso não trabalhe, não vai conseguir aproveitar essa empresa incrível) precisa conhecer a Sossego, porque além de assumir uma imensa responsabilidade junto a sua corretora, ela entrega resultados que vão te ajudar a alcançar as suas metas e objetivos para esse ano de 2020.

Último Passo

Tenha calma, JÁ DEU TUDO CERTO! O que falta agora é se atentar aos detalhes e perceber que tudo o que é grandioso começou pequeno em algum momento, então, aproveita toda essa excitação de um novo ciclo que começa e corre pra pegar um papel e um lápis para começar de verdade mais um ano incrível e inesquecível, isso é o que eu desejo profundamente a você que me deu um pouco do seu tempo lendo.

Mais um tempinho

Me dá agora um pouco mais do seu tempo e comenta quais são as suas 3 metas aqui embaixo, que vou adorar falar com você mês a mês o quanto mais perto você está e como eu posso tentar te ajudar por aqui.

Você pode gostar também

Deixe um comentário